terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Casamento Indiano




A gente - ocidentais, latinos, brasileiros - já sabe o turbilhão de assuntos que inundará nossas vidas quando uma novela das 8 temática entra no ar. Mesmo levando em consideração que é uma obra ficcional e, ainda que haja algum esforço, nem todas as informações que chegam à nós procedem, é uma ótima oportunidade de abrir os olhos, os ouvidos e a cabeça para o diferente. Conseguir se colocar no lugar do outro é imprescindível para uma vida feliz,para um casamento feliz. Olhemos então para esse novo mundo com olhos de criança curiosa e vejamos o belo e o estranho como lados que existem também em nós - ocidentais, latinos, brasileiros...

Essa é uma tradução livre do sânscrito do juramento que é feito pelo noivos, enquanto eles dão os 7 passos em direção ao casamento, em um dos momentos da cerimônia:

Todos os prazeres e a dor, dividirá comigo, seja aonde for, lá estarei.
Dou esse primeiro passo com você.

Eu protegerei nossa família, com nosso amor, que amo com meu coração pleno.
Dou esse segundo passo com você.

Lavaremos nossas mentes, limpas da poeira na água da sabedoria, que conhecemos e confiamos juntos.
Dou esse terceiro passo com você.

Aproveitaremos nossa alegria e trabalho, reduzindo o sofrimento alheio.
Dou esse quarto passo com você.

Que eu quero seus quereres e permanecerei sempre fiel.
Dou esse quinto passo com você.

Que viveremos com nossos meios e saúde espiritual.
Dou esse sexto passo com você.

Que, com esse fogo por testemunha, você estará comigo até a morte,
Dou esse sétimo passo com você.


Não é muito diferente do que cada um de nós deseja, é?

5 comentários:

Misterioso disse...

Penso que serão dos casamentos mais bonitos do mundo.
Bonito blog passe tb pelo meu.

Jahm disse...

Zeza,

Amei....
Lindo esse juramento!
Conhecer uma nova cultura é sempre bom não é?
Peço licença para copiar e colocar num futuro post no meu bloguinho. Pode ser?
rsrsrsrsrsr
Felicidades!
BJahm

Mariana Bicalho disse...

Eu achei lindo!!!
Bjo.

Cristina Valluy disse...

Adorei o juramento...

Beijos

Rosinha disse...

Muito legal esse voto...
Saudades de vc amiga1
Bjs!

Rosinha
http://rosarapha.blogspot.com/