segunda-feira, 14 de abril de 2008

Cada mergulho é um flash!


Foto: Carolina Pires - foto sob a proteção da Lei do Direito Autoral Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.




Eu sou uma fotógrafa enrustida. A-mo tirar fotos, saber como de fato se usa a câmera, como usar a luminosidade a nosso favor, essas coisas bem de manual de instrução. Mas o que eu mais gosto em foto é o registro, mesmo que desfocado ou saturado. Toda foto pra mim é uma relíquia.


Meu avô sempre andou com uma camêra debaixo do braço e tem milhões de fotos inéditas e incrivéis de nós, netos. Minha ida ao Rio, vê-lo doente, foi estranho. Mas quando parei pra ver as fotos, puxa! Ele estava vivo em cada uma delas, e cada momento de todas as nossas fases - netos e ele - estão lá. Esse é o sentido da foto pra mim: não ela, a foto em si, mas o que ela pode representar e a força com que faz isso.


Bem, depois dessa breve explanação sobre a fotografia e eu, vocês podem imaginar a minha preocupação com esse quesito nos preparativos para o Casório. Foi uma das primeiras coisas que eu comecei a investigar por aqui e, por isso, uma das primeiras que eu sofri. Pra variar, aqui nesta Terra Bendita, tudo é uma complicação. Comecei a ver pelos sites, lógico, por que já ia selecionando o que eu via e gostava. Mas esse era o problema: eu não gostava de nada! Não vou dizer que é bom ou ruim, porque isso depende do seu referencial. O meu nunca batia com ninguém, tudo excessivamente tradicional pra mim.


Ok, dos 10 que eu vi, gostei de 2, que selecionei e pedi orçamento. E achei beeem caro! Na verdade, caro para algo que não tinha tocado o meu coração, só meu bolso, lógico... e se tivesse que pagar um preço desses pra algo que nem tinha gostado tanto, preferia não ter!!! Mentira, claro.... mas eu tava desesperada. A essa altura eu já tinha descoberto os belos fotográfos que têm lá pra baixo, Rio, SP, MG, SC, mas tive dificuldade de encontrar - pela internet - coisas que eu gostasse aqui por cima. Saí mandando email para os que eu gostava mais, pelo Brasil a fora . Uns não tinham mais a data, mas o problema é que, além das diárias extras que alguns cobravam, tinha a passagem, comida, traslado e hospedagem e os preços terminavam em valores que não podiamos assumir. Estava re-al-men-te desesperada!


Eis que surge Dani Moreira, uma amiga do Clube das Noivas - sempre ele... - me indicando uma amiga da fotógrafa dela que era muito legal e morava em Recife, o que baratearia as passagens, pelo menos. Carolina Pires. Carol Pires, para os íntimos. Fui ver o flickr dela e fique doida! Era aquilo que eu queria e aqui do lado!!! Pra quem quer alguma coisa viva, fresca - que era o meu caso - com a sensação de que as pessoas vão se mexer na foto, precisa conhecer o trabalho dela! Ahahahaha!


Queria mandar um email na hora pra ela, mas cadê? O email voltava! Vixe, mobilizei deus e o mundo, princpalmente Dani, mas finalmente ela responde meu email. Nossa, de cara já me identifiquei. Carol respondeu meu email animadamente dizendo que a data estava livre, adorava viajar e que casamento de dia é com ela mesma! Opa!!! Tudo certo então! Além disso, cobrou um preço justo e por isso, será totalmente viável importá-la para cá.


Quando resolvemos adiar o Casório, Carol me disse que sua agenda de 2009 ainda não estava aberta, mas que eu ficasse tranquila. Ela me pareceu bem segura, mas eu fiquei tensa. Já pensou perder a data?! Bem, de tanto drama que eu fiz - usando o fortíssimo argumento de que eu morava em outro estado e que se perdesse a data ia me jogar do Elevador Lacerda - Carol me deu a maior colher de chá e inaugurei sua agenda 2009!


Sim, sou sua fã. Suas fotos são lindas, sensíveis e animadas. Mas não só de sensibilidade vive uma fotógrafa de casamentos; Carol sabe o que está fazendo e gosta muito disso. Fora o atendimento ótimo! Email é uma coisa estranha de se comunicar, pincipalmente quando você nunca falou com o outro na sua vida e ainda por cima tem que tratar de preços. Mas foi tudo muito objetivo e simpático ao mesmo tempo; é sempre assim que nos falamos, através de ferramentas virtuais, e tem sido bacana.


Se tem um contrato do qual eu me orgulho é esse. A primeira e uma das poucas coisas do Casório até agora que eu e Henrique nunca discutimos sobre: unanimidade total. E ufa! Me sinto segura com a minha escolha e tenho certeza que vou querer ficar vendo e revendo as fotos pra sempre.


Contrato fechado com chave de ouro!



** Deixo aqui uma pequena lista dos links de alguns fotográfos(as) que vale à pena da uma conferida:



http://www.andersonmiranda.com.br/


http://www.rafaelaazevedo.com.br/


http://www.carolinacattan.com/


http://www.klacius.com/


http://www.marciacharnizon.com.br/


http://www.patriciafigueira.com.br/


http://www.daudpacha.fot.br/


http://www.fabioteixeira.com.br/


http://www.andersonfotografo.com.br/


http://www.annaquast.fot.br/home5/


http://www.bahiapixel.com.br/portfolio_casamento.asp

http://www.tarsofigueira.com.br/

5 comentários:

Unknown disse...

Poxa!! Nem sei o que dizer!! MUITO obrigada pelo carinho!!! Nossos santos cruzaram desde o início :))) E indicação vinda da Rafa Azevedo... ui! A Deusa dos casórios e criatura doce doce doce!!!! Vai ser tudo lindo, querida e o amor de vocês vai fazer as cores saltarem das fotos. É isso que faz uma fotografia bonita: AMOR!

joana disse...

Nem preciso dizer o quanto eu aprovo essa escolha! Aprovo tanto que levei Carol pro Rio. De mala e cuia, literalmente, hahaha
Beijos Zeza

Ci disse...

Oi Zeza,

Tb vou casar ano que vem. Moro em Itatiba-SP. Tem um fotografo muito bom por aqui. O site dele eh www.studio47.com.br . Da uma olhada que vale a pena!

Beijos

Cintia

Senhorita disse...

Eu queria muito a Márcia Charnizon, mas tenho medo de contratar fotografo de fora e acontecer algum problema...

Carolina Souza Lima disse...

Zeze, que legal, heim!

Achei lindo o trabalho dela.. fechou mtooo bem!

Parabens!

bjs!
Carol Ex D´Angola