quinta-feira, 1 de maio de 2008

Sobre a Maria Chiquinha

Qualquer reprodução das fotos e conteúdos para fins lucrativos é proibida.*CREATIVE COMMONS LICENSE*



Pessoas, esse é um post que eu já queria escrever há um tempo, mas não sabia como fazer. Hoje eu decidi e ele terá duas partes: a primeira é um resuminho de como conheci a Maria Chiquinha e um pouquinho do que acho do trabalho dela e, a segunda, é uma reclamação, desabafo, enfim, uma coisa dessa do gênero.


Nas minhas andanças pelo Google e afins já achei de tudo: coisas mega legais e coisas mega trash! Uma das coisas mega legais que eu achei já faz algum tempo é a Maria Chiquinha: "Ela" é o universo de trabalho da designer e artista plástica mãos-de-fada Andressa Amaral.

A Andressa tem um trabalho muito legal que gira em torno de várias coisas sempre lindas, coloridas e bem feitas! São toys personalizados, lembrancinhas para diversas ocasiões, bijoux divertidas e uma sessão especial casamentícia: são noivinhos lindos, convites, tags, etiquetas, lembrancinhas e tudo mais que você quiser - os meus noivinhos estão garantidos já! - pensados e feitos com o maior carinho e na medida para você. A Andressa também é uma simpatia e já trocamos alguns e.mails e recadinhos no flickr.

Sem mais delongas, vão ver o trabalho dela que ele, por si só, já concretiza tudo e mais um pouco .




Bom, vamos à segunda e parte mais chata, porém necessária, do post de hoje.


A principal forma de divulgação dos produtos da Maria Chiquinha é através da internet e justamente por causa disso, uma ilustração de noivinhos - vocês saberão qual é, assim que virem as fotos no site dela - é usada indiscriminadamente por várias pessoas que estão envolvidas com assuntos casamentícios, noivas e comerciantes até daqui de Salvador!Ok. Com certeza Andressa já tinha levado isso em consideração, mas pelo amor de deus, utilizar as imagens como se de sua autoria fosse, sem sequer colocar os créditos, fazer cópias fiéis de convites de casamento assumindo a idéia como sua, vender produtos diversos e milhões de coisas mais que andam fazendo, SEM NENHUMA VERGONHA é demais.


Tudo bem, usar a imagem do Scooby Doo é a mesma coisa, mas nós estamos falando de uma artista que vive disso e não de um estúdio bilionário como o Hanna-Barbera. PARA MIM, é sim uma falta de respeito. Procuro usar imagens no meu blog que não representem um produto; e quando representam e não tem na foto a marca d'agua, eu digo a procedência. Além de todos esses fatos, eu não vendo nenhum produto com o blog e muito menos tenho lucro $$$$ com ele; de nenhuma maneira isso aqui vai BARATEAR OS CUSTOS DO MEU CASAMENTO.

Quando vamos ao médico, pagamos pelo serviço que nos é prestado; quando compramos uma calça jeans, pagamos (CARO!!!) pela marca que estará estampada em nossas bundas; quando recebemos nosso salariozinho, reclamamos pela DESVALORIZAÇÃO do nosso trabalho; então porque desvalorizar dessa forma o excelente trabalho do outro?

Não, a Andressa não é minha amiga, nós não nos conhecemos pessoalmente e ela não está me pagando pra isso, muito pelo contrário: EU PAGAREI PELOS MEUS NOIVINHOS E PELA MINHA ILUSTRAÇÃO. Agora, imagino eu, que você aí que usou e plagiou o trabalho alheio deve estar pensando que eu sou uma otária, porque eu podia simples e facilmente copiar e mandar ver, DE GRAÇA. Mas faz o seguinte: toda vez que você tiver que fazer alguma coisa no seu trabalho e não receber por isso, lembre de mim.

Estou muito longe de ser puritana e muito menos cheia de razão. Mas nós, noivas, exigimos dos fornecedores cada centavo do que pagamos em serviços de qualidade e somos tidas como uma clientela exigente e ciente dos seus direitos. Que tal estar ciente dos seus deveres também e parar de envergonhar a raça?

E só lembrando para os que se sentirem afrontados: assim como fizeram o que bem quiseram nos seus cantos, ESSE AQUI É O MEU E NELE EU FAÇO E DIGO O QUE BEM ENTENDER.

Pronto, falei.



obs: Justiça seja feita! A Noiva Pâmella - do blog http://eraumaveznosdois.blogspot.com/ também tem os noivinhos e sempre, desde a primeira vez que eu vi, deixou os créditos da ilustração.

10 comentários:

Isabela disse...

Oi Zefa,

Também acho isso um absurdo...parece que isto também está acontecendo lá no clube.
Que uma fulana está colocando no site dela, foto do trabalho de outra pessoa, como se a idéia fosse dela.
Penso como você...
Só que, infelizmente, muitas pessoas, SABEM muito bem que estão fazendo errado, mas não se preocupam com isso, só querem ganhar dinheiro às custas dos outros, copiando idéias e tal.
Eu não sou nada criativa...mas ao invés de sair copiando coisas dos outros, prefiro admitir que não sou capaz de fazer e não faço.
Falta caráter à essas pessoas...
E não é só aí em Salvador não viu...infelizmente o MUNDO é assim, isso não pára só aqui no Brasil.

Bom querida, adoro você viu...
monte de beijos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Zeza...seu post veio realmente a calhar... Parabéns pelas palavras....vc disse tudo o que penso... infelizmente existem pessoas, vamos dizer, com a mente pequena...limitadas que precisam das idéias dos outros p/ tentar se dar bem...pena que quase a totalidade não consegue...

Você viu meu último post né... A limitada que roubou as imagens da Andressa juntamente com meu layout do blog ainda está tendo a cara de pau de me enfrentar... e vc viu né?? Pediu pro maridinho dizer que irá me acionar legalmente... Isso eu estou pagando pra ver!! Que faculdade de direito esse "ser" deve ter feito hein?? Será que não ensinaram pra ele que roubar é crime?? Ele devia ter aconselhado a esposa não é mesmo...hahaha... Chega a ser patético...

No que depender de mim farei o que for preciso p/ desmascarar o serviço dessa picareta... Ela não perde por esperar...

Beijos querida... e obrigada por usar meu blog como exemplo de honestidade...

joana disse...

Mulher, que bafafà é esse??
To mais perdida que cego em tiroteio!! Mas assino embaixo de tudo que voce disse.
Beijos

Marcia Farias disse...

zezé, concordo com todas as palavras tuas.
Acho um absurdo alguém utilizar o trabalho de outra pessoa como sendo o dela....Isso chama-se falta de caráter...

Boa sorte com tudo

Kisses


Marcia/RS

Nani Gaspar disse...

puts Zezé, eu nem vou dizer tipo.. que tristeeeee .. blabla, pq até comigo esse tipo de coisa ja aconteceu sabia? Isso faz uns 3 anos e pouco, nos meus posts mais antigos no flog eu não usava só fotos e tals.. sempre fazia umas montagens diferentes, e o fê tb.. dai uma vez um carinha deixou um recado dizendo q adorava os posts dele ( fê ).. eu curiosa entrei no flog da pessoa.. e não é q eu vejo os nossos posts la.. o idiota tirava os nossos nomes, mudava tipo um PINGO e postava como sendo dele.. meuuu eu fiquei PUTA.. deixei mil comentarios falando um monte, meu.. o cara pegava, usava como se fosse dele e ainda voltava no nosso flog pra comentar q gostava das nossas coisas? hahaha foi demais !!! é foda, essas coisas acontecem mtoooooooo.. eu acho assim, as vzs gostamos de alguma coisa e tals.. não custa NADA mandar email pra pessoa q fez, pedir se pode usar, blabla.. mas não é todo mundo q pensa assim né? pensam que só pq ta na internet é direito publico e podem usar onde quiser.. eu uma vez ja sofri até roubo do meu texto no profile do orkut, a menina simplesmente copiou oq eu escrevi no meu profile e colou no dela hahahaha.. lindo né? logico q a vaca ainda me deixou um recado dizendo q adorava as minhas fotos, q tava na minha comidade blabla.. tadinha..

aiii meu comentario ficou GIGANTE hehehe.. pra terminar.. acho q as pessoas tinham q ter mais bom senso.. o felipe nem coloca mtos trabalhos dele no port online, pq sabe como é.. é uma pena.. mas é a realidade :(

saudadeeeeeeeeeeee gemea !!!!

Fernanda disse...

Olá!!!
]Zezé estou um pouco atrasadas nas minhas mensagens, e não estou muito a par do que está acontecendo.....mas conocrdo sim com o que você disse, acho um abuso usar imagens de outras pessoas sem autorização para se promoverem!!!

bjos

Esperanza Macarena disse...

Ai Zeza que bom que vc pensa assim.
Pq tem uma galera que quer se dar bem no matter what!
A gente não muda ninguem não mas as vezes se colocando como vc fez, a pessoa para e pensa no que está fazendo.
adorei,

bjs

esperanza

Carolina Souza Lima disse...

ZEZE POLENTA!! PARABENS!! ADOREI!!

E isso ai!

Vou começar a reparar e dizer a procedencia das fotos dos produtos q coloco no meu blog!!

Bjs!!!!

Carol
www.noivasneuroticas.com.br

Mariana Bicalho disse...

Concordo mil vezes!!!